Em Torno (entorno) da Pedagogia da Variação Linguística
O desenvolvimento dos estudos linguísticos no Brasil, e de modo particular dos estudos sociolinguísticos, permitiu que, a partir dos anos 80, tivesse início um processo de reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na escola. Esse processo influenciou a elaboração de documentos oficiais e norteou a produção de livros didáticos, como também favoreceu a construção de propostas metodológicas para o ensino de língua materna, o que, sem dúvida, foi uma grande conquista.
Apesar dos avanços reconhecidos, os resultados obtidos por estudantes brasileiros nas avaliações nacionais e internacionais demonstram que eles não são capazes de interpretar ou até mesmo refletir sobre o conteúdo e/ou características de um texto. Esses resultados chocam e deixam claro que ainda há problemas no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, pois muitos estudantes apresentam dificuldade em usar a língua com eficiência nas diversas situações de interação.
É fundamental, portanto, que pesquisadores e educadores, juntos, reflitam sobre o ensino de língua portuguesa e busquem alternativas didáticas para o trabalho com a variação linguística na sala de aula. Nesse sentido, o II SIMVALE – Simpósio de Variação Linguística e Ensino – Homenagem a Stella Maris Bortoni-Ricardo procurou contribuir com essas discussões, ao reunir pesquisadores e educadores em torno da relação variação e ensino.
Este livro busca, pois, divulgar as discussões realizadas no II SIMVALE, ocorrido na Universidade Estadual de Londrina. A obra, portanto, consiste numa coletânea composta de sete capítulos, que trazem os textos apresentados pelos pesquisadores convidados durante o evento, os quais, gentilmente, aceitaram participar desta publicação.
Correios Width | 16 |
---|---|
Correios Height | 1 |
Correios Depth | 23 |
Ano | 2024 |
ISBN | 9788578466091 |
Autor(a) | Joyce Elaine de Almeida; Fabiane Cristina Altino; Flávio Brandão-Silva (Orgs.) |
Edição | 1 |
Editora | EDUEL |
Idioma | Português |
Número de páginas | 162 |