Democratização da Educação Superior: ações afirmativas na Universidade Estadual de Londrina
A presente obra é organizada pela vanguarda de professores/as que, ao longo do processo de implementação e ampliação das políticas públicas de Ações Afirmativas no país, no Paraná e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), tornaram-se parceiros/as na luta por uma Universidade mais inclusiva e plural. A obra é composta por relatos que evidenciam o papel da referida Universidade frente às lutas dos movimentos sociais no sentido de democratizar, buscar ampliação e garantia de acesso e permanência de sujeitos historicamente excluídos, no que tange à possibilidade de reparo da dívida histórica ao cumprir um papel social.
O livro apresenta o panorama das Ações Afirmativas na América Latina e no Brasil, sobretudo, na UEL, e nos possibilita refletir as estratégias, uma vez que as seções versam sobre o contexto de iniciativas de ingresso e permanência de estudantes indígenas, negros/as cotistas, internacionais, com deficiência, em privação de liberdade, travestis e transexuais, acesso e permanência e, por último, traz as memórias de iniciativas coletivas para pautar politicamente as ações afirmativas na UEL.
A presença desses novos sujeitos no espaço acadêmico possibilita que novos capítulos da história sejam contados por quem de fato é protagonista. Isso só é possível devido às lutas e resistências dos movimentos sociais do Brasil.
Correios Width | 16 |
---|---|
Correios Height | 2 |
Correios Depth | 23 |
Ano | 2024 |
ISBN | 9788578466015 |
Autor(a) | Ângela Maria de Sousa Lima; Margarida de Cássia Campos; Wagner Roberto do Amaral (Orgs.) |
Edição | 1 |
Editora | EDUEL |
Idioma | Português |
Número de páginas | 348 |